segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FILMAGEM NO MERCADO VELHO - 26 OUT 2010

“HOMEM AO MAR” - APOIO CULTURAL
CAFÉ E RESTAURANTE MERCADO VELHO

Amanhã, dia 26/10, a partir das 11h30, o CAFÉ E RESTAURANTE MERCADO VELHO  será cenário de mais uma filmagem do segundo documentário da série “Registros do Brasil”, produzido pela Estação TV (SP). Venha almoçar as delícias do restaurante, que oferece pratos e decoração que remetem à história cultural e turística de Itajaí, e tenha a chance de participar como figurante.
O documentário “Homem ao Mar – A Cultura Açoriana no Imaginário Brasileiro”, além de registrar a importância da imigração açoriana no Brasil, sua cultura de características únicas, tipicamente brasileira, que ao mesclar conhecimentos e tradições indígenas, negras e coloniais, construiu um dos mais belos capítulos da história do país. O Café e Restaurante Mercado Velho tem o prazer de ser um dos apoiadores desse projeto.  A primeira parte foi filmada em 15 de maio.
O filme é o segundo da Série “Registros do Brasil”, iniciada pelo documentário Povos do Bananal, que mostrou as belezas, os dramas e, fundamentalmente, a cultura dos índios (4 etnias) que habitam o maior conjunto insular do mundo: a Ilha do Bananal, no centro do Brasil. O documentário recebeu Prêmio do Ministério da Cultura, em 2002.

“HOMEM AO MAR – A CULTURA AÇORIANA NO IMAGINÁRIO BRASILEIRO”
Uma síntese
A importância da imigração açoriana no Brasil é tão relevante que não seria exagero chamar o Brasil, principalmente o sul do país, mais precisamente a ilha de Santa Catarina, como a Décima ilha dos Açores. A distância física não abalou esta proximidade histórica e cultural, tanto que hoje permanecem vivos no nosso país inúmeros vestígios da cultura açoriana. A maioria de brasileiros desconhece a enorme dimensão da influência dos Açores e dos açorianos no Brasil. Majoritariamente instalados no estado de Santa Catarina, perderam o contato com o arquipélago de onde vieram, viveram isolados e mantiveram uma cultura de características únicas no país.
O filme
No litoral sul brasileiro, o cotidiano de um ostreicultor (trabalhador de uma fazenda marinha, no cultivo de ostras) é narrado por sua filha (entre 10 e 12 anos). O imaginário, as lendas e os aspectos culturais remanescentes da imigração açoriana permeiam toda a narrativa, no conteúdo e na forma.
Este projeto se sustenta na importância de se conhecer  uma das bases culturais brasileiras mais influentes e, ironicamente, pouco estudadas: o elemento açoriano, suas lendas, costumes, culinária, e o quanto disso faz parte do imaginário brasileiro.
Realização
A produtora responsável pela execução do documentário "Homem ao Mar" é a Estação TV, com 15 anos no mercado audiovisual, realizando filmes publicitários e culturais. O diretor Marcelo Spomberg, fotógrafo de cinema, premiado por muitos de seus trabalhos em curta e longa metragens, e Danielle Kas, respondem executivamente pela realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário